segunda-feira, 26 de janeiro de 2015


A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO nós abordaremos o tema EXU, um dos principais fundamentos da Umbanda, e não dos aspectos da Kimbanda.
Para melhor compreender o tema, abordaremos primeiramente alguns conceitos básicos de nossa doutrina. Temos como postulado a existência de um Comando Supremo do Universo, que convencionamos chamar Deus, Tupan, Zamby ou outro nome que se queira dar. Ele, por sua vez, promove Hierarquias, Comandos, Enviados, Mensageiros, etc, encarregados de supervisionar, em seus respectivos planos, as Leis Cósmicas, Galácticas e Planetárias. Em relação ao planeta Terra e à sua coletividade afim, carnada e descarnada, a Lei Divina em Ação é a Umbanda, que pela origem arqueométrica de Seu nome é traduzida como Conjunto das Leis de Deus. Este é, portanto, o sistema que predomina no lado da Luz. No entanto, há o lado oposto, das Sombras e das Trevas, ou seja, da Kimbanda. No mundo das Sombras, existe uma classe uma classe de Entidades denominadas Exus Guardiões que são responsáveis pelo controle e pela fiscalização dos seres que fazem parte desse mundo, ou seja, os quiumbas, verdadeiros marginais do Astral. Embora os Exus Guardiões atuem no mundo das Sombras, não fazem parte dele, sendo na verdade enviados da Luz para as Sombras, promovendo daí comandos para as Trevas. Devemos frisar que estamos falando sobre Exus GUARDIOES, cabeças de Legião ou Exus de 3º ciclo. Os intermediários das Sombras
além dos conceitos de Bem ou Mal, mas sim ligado ao conceito de Justiça e sua execução. para as Trevas, por sua vez, são denominados simplesmente “Exus”, sendo eles reverentes aos Exus Guardiões, que são seus “comandantes”. Os Exus Guardiões são serventias diretas das entidades de Luz, como caboclos e pretos-velhos, atuando sob suas ordens. São, portanto, espíritos de função definida: são executores da Lei Maior em nosso plano, ou seja, agentes da justiça kármica universal. A existência dessa classe de Entidades torna-se extremamente necessária devido aos baixíssimos níveis vibratório-morais em que se encontra em que se encontra a coletividade afim ao planeta Terra. Por isso, os Exus Guardiões atuam como uma “polícia de choque” encarregada de executar a Lei perante os seres dessas coletividades. O Exu guardião, portanto, é um espírito situado além dos conceitos de Bem ou Mal, mas sim ligado ao conceito de Justiça e sua execução.

Em, 26/01/2015-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário