domingo, 1 de fevereiro de 2015


OS ARQUÉTIPOS DA GRANDE MÃE. 
YEMANJÁ, A DONA DE TODAS AS CABEÇAS.


Uma Deusa Mãe  é uma Deusa, por vezes associada à Mãe Terra; é representada como uma deusa geradora da vida, da naturezaáguasfertilidade e cultura; geralmente sendo a generosa personificação da Terra. Conhecidas como qadesh (sagrado1na maioria das civilizações pagãs as deusas são criadoras do Universo, geram a vida, a cultura, a agricultura, a linguagem e a escrita, resultando numa complexa estrutura teológica, tais como: a Deusa hindu Sarasvati, honrada como inventora do alfabeto original; a Deusa celta da IrlandaBrígida, honrada entre os celtas como deusa da linguagem; Deusa Nidaba2 da Suméria (civilização tradicionalmente definida como berço da cultura da escrita), como aquela que inicialmente inventou a escrita cuneiforme e a arte da escrita (a escriba oficial da Suméria também era uma mulher: Enheduana).

Afrodite  é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na mitologia grega. Outros atributos incluem deusa da fertilidade, do prazer e alegria. Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado da Ásia, influenciado pelo culto de Astarte, na Fenícia, e de sua cognata, a deusa Ishtar dos acádios. Ambas eram deusas do amor, e seus atributos e rituais foram incorporados no culto grego a Afrodite.


 Iemanjá devem-se à sua origem pela linha africana, aliás, ela já chegou ao Brasil como resultado da fusão de Kianda angolense (Deusa do Mar) e Iemanjá (Deusa dos Rios). Os cabelos longos e lisos prendem-se à sua linhagem ameríndia e é em homenagem à Iara dos tupis.
Yemanjá recebe diversos nomes em cada região que a cultua : Sereia do Mar, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Inaê, Mucunã, Janaína. Sua identificação na liturgia católica é: Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
É a Senhora da fecundidade, da procriação, da fertilidade e do amor, Iemanjá é normalmente representada como uma mulher gorda, baixa, com proeminentes seios e grande ventre. Pode, também aparecer na forma de uma sereia. Mas, não importando suas características, ela sempre se apresentará vinculada ao simbolismo da maternidade.

Em, 01/02/15 - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário