terça-feira, 13 de outubro de 2015

Curiosidade sobre a palavra " PRECEITO "


Falamos tanto esta palavra. Será que sabemos o seu significado?
Preceito é um substantivo masculino com origem no latim
 praeceptus e que significa ordem, regra, norma, condição.
Um preceito também pode dizer respeito a uma doutrina, mandamento ou ensinamento. Os preceitos podem ser os mandamentos ou bases de uma determinada religião e por isso são comuns expressões como preceitos do budismo, islamismo, catolicismo, judaísmo, umbanda, etc.


Preceito também significa:
Regra; aquilo que se aconselha fazer ou praticar.
Ensinamento; o que se ensina: o padre sempre atualiza seus preceitos.
Prescrição ou ordem; ação de prescrever: seguiu os preceitos do juiz.
Brasil. Capoeira. Na capoeira, a posição agachada em que se encontram os capoeiras, quando estes estão diante do músico, num momento anterior à luta.
São também as normas e restrições no preparo de alimentos e oferendas para cada Orixá. Todo orixá tem suas comidas favoritas e também as que são proibidas. Um exemplo, a comida para Oxalá não pode levar sal ou dendê e deve ser de cor branca, como canjica e inhame. Esse ewo é descrito pelo Itan que fala de uma viagem que Oxalá fez para visitar seu filho Xangô.


O preceito de um Orixá engloba tanto o animal, os alimentos que lhe são oferecidos, como o preceito para cada Orixá que é diferenciado, durante o recolhimento de um filho de santo. Um alimento que o Orixá não aceita, passa a ser proibido para seus filhos, Ewo (tabu), que no candomblé bantu é chamado de quizila.


Então, chegamos a conclusão que PRECEITO, significa as normas seguidas para determinadas funções ou atos. O porque estamos agindo de determinada forma e não o ato em si, ou seja: Arriar uma obrigação, fazer um ebó, despachar algo, não são preceitos. Preceitos são os motivos, as normas, as regras e os ensinamentos que seguimos ) e que nos levaram a praticar estes atos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário